ISISS e NFS-e

Navegação: Home >> Perguntas e Respostas

FAQ/Perguntas mais frequentes


1 - O campo CodigoVerificacao tem apenas 9 dígitos. Como imprimir a nota?


O campo CodigoVerificacao comporta apenas 9 dígitos conforme especificado no aquivo XSD disponível na DOCUMENTAÇÃO. É possível realizar a validação da nota apenas com os 8 primeiros dígitos da chave de validação e o número da nota. É possível gerar o link direto para impressão da nota fiscal usando ambas as informações da forma http://nfse.vitoria.es.gov.br/?num=x&key=y, sendo x, o número da nota e y o CodigoVerificacao.


Esta resposta foi útil?   

2 - Erro: Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro de SSL/TLS.


1) Verifique manualmente se o computador/servidor que está sendo utilizado pra consumir o webservice acessa corretamente o servidor da PMV (use um navegador qualquer e verifique se o cadeado verde é exibido). 2) Verifique se, no computador do usuário logado, está instalado o certificado e a raiz do certificado. 3) Confirme se o certificado passado para o webservice é válido no padrão ICP-Brasil.


Esta resposta foi útil?   

4 - Erro na assinatura digital.


Há um erro na assinatura digital do arquivo. Verifique a assinatura em https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATBHE/Assinadoc/ValidadorAssinaturas.app/valida.aspx.


Esta resposta foi útil?   

5 - E179 - Erro na autenticação


Isso pode significar uma das 3 coisas:- O certificado que foi passado não é válido. - O documento para o qual o certificado foi emitido não corresponde ao documento informado dentro do xml. - Erro na assinatura digital dentro do arquivo.


Esta resposta foi útil?   

6 - A mensagem XML do cabeçalho do arquivo enviado está fora do padrão especificado.


O erro pode significar que há algum caractere inválido no xml. Sugerimos, abrir o arquivo xml no navegador “Mozilla Firefox”, pois ele mostra exatamente onde está o caractere gerador do erro. Pode ser que o problema seja a codificação errada do arquivo. Certifique-se de que ele foi salvo como “UTF-8” (sugestão: abra o arquivo no Bloco de Notas do Windows, opção “salvar como” e na opção “Codificação” ao lado do botão Salvar, escolher “UTF-8”). Confira também se o nome da tag que informa a funcionalidade desejada está correto e de acordo com a funcionalidade requisitada.


Esta resposta foi útil?   

7 - Mensagem: ´O usuário correspondente ao documento utilizado para autenticação não possui autorização para realizar o serviço para a empresa parametrizada via CNPJ e inscrição municipal do arquivo.'


Quando esta mensagem é exibida, geralmente o documento extraído do certificado utilizado, ou para abrir a conexão com o webservice, ou para assinar o xml, não é o mesmo CNPJ/CPF relacionado à inscrição que consta no XML. Em alguns casos, pode também haver algum erro na assinatura e, então, o sistema não consegue extrair o documento para averiguação. O documento extraído tanto do certificado da conexão, quanto das informações extraídas da assinatura do arquivo, tem que coincidir com o CNPJ/CPF relacionado a inscrição informada no arquivo como a prestadora de serviço.


Esta resposta foi útil?   

8 - Qual caractere a ser utilizado para quebra de linha na tag Discriminacao do RPS enviado?


Na DOCUMENTAÇÃO encontra-se toda a documentação necessária ao padrão (Manual de Integração), bem como arquivos de exemplos para muitas funcionalidades.


Esta resposta foi útil?   

9 - E164 – Valor do ISSQN devido inválido.


Um possível motivo para este erro é questão do arredondamento do valor do Iss. Pela norma técnica, o arredondamento da terceira casa se dá seguinte forma: terceira casa igual ou superior a 5, sobe-se a segunda casa decimal. Exemplo: 16,465 = 16,47; 16,464 = 16,46.


Esta resposta foi útil?   

10 - E4 - Esse RPS não foi encontrado em nossa base de dados. Informe um número de RPS que tenha sido convertido em NFS-e.


Este erro, na maioria refere-se a um pedido de cancelamento de nota por número de RPS. Dois cenários: ou ainda não existe nota gerada com o número de RPS fornecido, ou está se tentando cancelar uma nota cujo número de RPS fornecido refere-se a uma nota que já foi cancelada. Faça uma pesquisa por RPS pra saber se há algum registro de nota com determinado aquele RPS.


Esta resposta foi útil?   

11 - RPS em duplicidade no arquivo enviado. Retire do lote o RPS duplicado ou altere sua identificação: número, série ou tipo, e reenvie o lote.


Neste caso, confira se não existem dois RPS's com mesmo número no arquivo de lote de RPS's.


Esta resposta foi útil?   

12 - Alíquota do serviço inválida. Consulte o manual da NFS-e para verificar o formato e o tamanho do campo.


Para uma determinada inscrição, atividade (CNAE) e período, conferir se a alíquota informada corresponde a alíquota associada à combinação destes 3 fatores no cadastro da prefeitura.


Esta resposta foi útil?   

13 - Quantos RPS podem ser enviados em cada lote?


Existe um limite imposto pelo servidor, o arquivo xml deve ter no máximo 12Mb (doze mega bytes), mais do que isso o próprio servidor rejeita. Isso dá aproximadamente 3000 RPS's.


Esta resposta foi útil?   

1 - Qual o passo a passo para acesso ao ISISS/NFS-e de empresas localizadas fora de Vitória(ES)?


A inscrição para estabelecimento sediado em outro município (803) deve ser utilizada somente para o registro, no cadastro mobiliário da Semfa, de inscrição para CNPJ de estabelecimento que pertence à empresa sediada em outro município. O objetivo é atender as hipóteses previstas na Lei Complementar 116/03 e na Lei Municipal 6.075/03, que determinam o local de recolhimento do ISSQN. 1) Acessar o Coleta online no site da Receita Federal do Brasil; 2) Escolher, na sequência, as seguintes opções: ´Espírito Santo´ no campo ´UF´ e ´Vitória´ no campo ´Município´, já que a inscrição será localizada na capital; 3) Selecionar a opção “Preencher nova solicitação” e, em seguida, clicando em ´OK´; 4) Na tela seguinte, deverão ser escolhidas as opções ´Pessoa jurídica´, ´Inscrição´, ´Município (para estabelecimento já inscrito na RFB)´. 5) Na próxima tela, deve-se digitar o CNPJ da pessoa jurídica, cuja inscrição se solicita, e clicar em ´OK´. 6) A próxima tela conterá a chave de acesso para recuperação e/ou acompanhamento da solicitação. Sugere-se a sua impressão. O evento a ser escolhido é o 803 e, no campo ´data do evento´, é preciso digitar a data do início da prestação de serviços no município, para fins de declaração do ISSQN no Internet Sistema de Imposto sobre Serviços (ISISS). A prática do evento 803 obriga o preenchimento do evento alteração do contabilista ou da empresa de contabilidade (232). Esses dados serão utilizados apenas no cadastro da Semfa e não alterarão informações na Receita Federal do Brasil. Deve-se observar, porém, que a informação contida na solicitação, especificamente em relação ao evento 232, afetará todas as inscrições registradas na base de dados da Semfa, vinculadas ao CNPJ que estiver praticando o evento 803. Será a pessoa física informada no evento 232 que terá acesso ao Sistema de Imposto sobre Serviços (ISISS) para realizar as declarações/geração de guias. Como o evento 803 é utilizado para registro de inscrição com objetivo de recolher o ISSQN devido em Vitória, deve-se observar a inclusão, na FCPJ - Atividade Econômica, de atividade listada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) que possua alíquota vinculada. As atividades Cnae que possuem alíquotas de ISSQN vinculadas, no âmbito da Semfa, estão disponíveis para consulta. Na ficha ´Município - Endereço de Estabelecimento Vinculado´, deve ser informado o endereço de atuação na capital (endereço da prestação dos serviços ou o endereço do tomador dos serviços, na falta de local de atuação), conforme o endereçamento oficial do Município (consulte o sistema Consulta a endereços de Vitória). Já na ficha ´Estado/Município - Endereço para Correspondência´, deve ser informado o endereço onde a pessoa jurídica está estabelecida em seu município de origem. Após preenchimento de todos os campos deve-se clicar na opção ´Finalizar Preenchimento´ para que a solicitação seja transmitida e seu andamento deverá ser acompanhado por meio da digitação da chave de acesso na ´Consulta Andamento de Solicitação de Atos perante do CNPJ´ Quando o estabelecimento inscrito por meio do evento 803 encerrar a prestação de serviços em Vitória, deve-se solicitar sua baixa mediante o evento 804. É recomendável acompanhar periodicamente e observar com atenção as mensagens exibidas na consulta de andamento de solicitação na Internet. Elas podem conter orientações necessárias à conclusão da análise e a encaminhamentos que devem ser dados após a conclusão do ato de cadastro, inclusive em relação ao posterior licenciamento do estabelecimento. Homologada a solicitação de inscrição, a pessoa jurídica estará registrada no cadastro mobiliário municipal e sujeita ao cumprimento das obrigações fiscais e tributárias estabelecidas na legislação vigente. Da mesma forma, a pessoa física indicada como contabilista ou como responsável pela contabilidade estará habilitada a realizar as declarações no ISISS.


Esta resposta foi útil?   

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000